sexta-feira, 27 de março de 2009

Creedence Clearwater Revival

No ano de 1959 os irmãos John (vocal e guitarra) e Tom Fogerty (guitarra) montaram a sua primeira banda ao lado de Stuart Cook (baixo) e Douglas Clifford (bateria). O grupo atendia pelo nome de Blue Velvets e até o ano de 1966 não conseguiu nenhuma repercussão. Foi quando os quatro rapazes decidiram mudar o nome da banda para The Golliwogs e conseguiram um contrato com a gravadora Fantasy, onde John trabalhava, que melhores resultados começaram a surgir. Nos três anos seguintes, alguns ‘singles’ foram lançados, fazendo grande sucesso local. Até então o conjunto tocava apenas ‘covers’ de bandas dos anos 50.

No final de 1967, sob a influência de Saul Zaentez, novo manda-chuva da Fantasy Records, o grupo decide começar com algo totalmente novo, tornando-se de fato profissional. A primeira mudança foi batizar a banda de Creedence Clearwater Revival, nome inspirado em um amigo de Tom chamado Creedence Nuball e um comercial de cerveja (Clear Water Beer). John Fogerty passou a ser o mentor do CCR, como guitarrista e vocalista, e definiu um novo estilo musical para o conjunto, misturando rock e música country.

O sucesso acabou chegando com as mudanças. O primeiro e auto-intitulado álbum do Creedence, lançado em 1968, rendeu ao grupo um disco de ouro e trazia músicas que se tornaram grandes clássicos, como “Susie Q” e “I Putt a Spell on You”. Em meio ao grande sucesso das bandas inglesas da época, o Creedence foi um dos primeiros nomes americanos a conseguir um lugar no topo das paradas.

Em 1969 vieram os álbuns “Bayou Country”, “Green River” e “Willy and The Poorboys”, todos recebendo disco de platina, além de trazerem outros sucessos como “Proud Mary”, “Fortunate Song” “Down on the Corner”. Ainda nesse ano o grupo se apresentou no lendário festival de Woodstock.

No ano seguinte foi lançado o álbum mais famoso da trajetória do Creedence. “Cosmos Factory” vendeu mais de três milhões de copias e definitivamente colocou a banda como uma das maiores do planeta. Além de uma bem sucedida excursão pela Europa, o Creedence era comparado em popularidade aos Beatles. O sexto álbum, “Pendulum” também foi muito aclamado e trazia uma das músicas mais importantes da carreira da banda, “Have You Ever Seen the Rain”, alvo de inúmeras versões de diversas bandas em todo o mundo.

O ambiente interno da banda estava conturbado e o John passou a se desentender com os outros membros que estavam enciumados por serem apenas a sombra do líder do grupo. Em fevereiro de 1972 John deixa o Creedence para seguir em carreira solo. O trio remanescente ainda lançou o álbum “Mardi Gras” no mesmo ano, mas logo em seguida anunciou a sua dissolução.

Tom Fogerty morreu em 1990 vítima de problemas respiratórios e portador do vírus HIV. Stu Cook e Doug Clifford montaram o Creedence Clearwater Revisited, que se apresenta até os dias de hoje, tocando os clássicos que fizeram sucesso com o Creedence original.

Crédito: http://territorio.terra.com.br/canais/rockonline/az/

Chronicle (1976)

Dados do Arquivo:

Artista: Creedence Clearwater Revival
Genero: Rock/Country
Ano: 1976
Título: Chronicle
Formato: MP3
Taxa de Bits: 192 Kbp/s

Faixas:

01 - Susie Q
02 - I Put a Spell On You
03 - Proud Mary
04 - Bad Moon Rising
05 - Lodi
06 - Green River
07 - Commotion
08 - Down On The Corner
09 - Fortunate Son
10 - Travelin' Band
11 - Who'll Stop The Rain
12 - Up Around The Bend
13 - Run Through The Jungle
14 - Lookin' Out My Back Door
15 - Long As I Can See The Light
16 - I Heard It Through The Grapevine
17 - Have You Ever Seen The Rain?
18 - Hey Tonight
19 - Sweet Hitch-Hiker
20 - Someday Never Comes



Peço a gentileza se o link estiver quebrado, deixar um comentário a respeito. Obrigado.

Chronicle - Volume Two (1986)

Dados do Arquivo:

Artista: Creedence Clearwater Revival
Genero: Rock/Country
Ano: 1986
Título: Chronicle - Volume Two
Formato: MP3
Taxa de Bits: 128 Kbp/s

Faixas:

01 - Walk On The Water
02 - Susie Q (Part 2)
03 - Born On The Bayou
04 - Good Golly Miss Molly
05 - Tombstone Shadow
06 - Wrote a Song For Everyone
07 - Night Time Is The Right Time
08 - Cotton Fields
09 - It Came Out of The Sky
10 - Don't Look Now (It Ain't You or Me)
11 - The Midnight Special
12 - Before You Accuse Me
13 - My Baby Left Me
14 - Pagan Baby
15 - (Wish I Could) Hideaway
16 - It's Just a Thought
17 - Molina
18 - Born to Move
19 - Lookin' For a Reason
20 - Hello Mary Lou



Peço a gentileza se o link estiver quebrado, deixar um comentário a respeito. Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário