segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Programa para Catalogar Filmes

Por acaso hoje, entrei na internet para pesquisar um programa que facilitasse minha vida na hora de organizar minha lista de filmes, que até então, fazia tudo no Excel. Aí, encontrei um catalogador de filmes que achei super completo e interessante. Gostei muito desse programa que chama-se SorioDev Filmoteca. Este programa tem vários prós, pois ele é leve, fácil de usar, tem uma interface muito amigável, você pode dar nota nos filmes para sua avaliação, tem sistema de busca, tem opção para adicionar empréstimo, pois você guarda a informação para quem emprestou o filme, tem opção de busca dos dados dos filmes pela internet através do Google e também de capa do Filme, também com busca no Google. Agora o melhor de tudo, ele é totalmente grátis e em português. Para mim, ele resolveu de sobra o meu problema. Não testei outros programas do tipo, mas esse eu recomendo.

Adicionei 5 filmes para amostra. Ele possui 4 modos de visualização, esse que coloquei é o detalhado, achei mais interessante, mas você pode optar por lista também.


Para baixar o programa, acesse SorioDev e no final da página tem o link para o download. Ele é bem pequeno, possui 1.7 megas.

Ele instala muito rápido, mas ele trabalha com o gerenciador de banco de dados Firebird, por isso, é necessário instalá-lo conectado na internet para que ele faça download do gerenciador, mas caso já possua o Firebird instalado, na opção de instalação, desmarque a opção Instalar Firebird.

Para adicionar os filmes é muito simples, aperte a tecla F3 ou clique no botão Adicionar. Irá aparecer esta janela.

Clique no botão Filme na Internet, adicione o nome do filme, se possível o nome corretamente e selecione um script, que seria um site que contenha informações do filme como, sinopse e ficha técnica. Eu estou usando o script interfilmes.ini, pois eu já utilizava este site para pegar as informações dos filmes. Após isso, dê enter.

Irá abrir embaixo como se estivesse pesquisando no google, se o script encontrar corretamente o filme, é muito provável que apareça o primeiro link com o nome do filme corretamente. Clique no primeiro link que os dados serão carregados automáticamente. O programa possui outros campos, que se o site não completar você poderá fazer os ajustes finais, como a qualidade do filme, tipo de mídia, observações adicionais entre outros.


No caso do capa, é o mesmo procedimento, clique no botão Foto na Internet, irá aparecer a pesquisa no google com as capas dos filmes, clique em cima da foto desejada e pronto, ela já está adicionada no programa. Eu tenho procurado fotos com 250x350 mais ou menos para não inchar muito o banco de dados, aí fica a seu gosto.



Se por acaso queira fazer cópia de segurança da sua lista, o dados ficam guardados no arquivo DBFILMES.FDB localizado no caminho C:\Sorio\CatFilmes\Dados\ Pronto, salvando este arquivo você estará guardando sua lista.

Bom, é isso, esta foi minha dica de hoje, mas para finalizar irei comentar sobre outro programa que nessa busca acabei encontrando. O programa chama-se WinCatalog Light. Trata-se de um programa que gera lista do conteúdo do HD, CD, DVD, disquete. Isso ajuda para quem possui muitos CDs ou DVDs com programas, mp3s, fotos, ou qualquer outro tipo de arquivo. Esse programa possui sistema de busca que facilita você identificar em qual CD ou DVD está o arquivo que procura.

Para baixá-lo, clique aqui: Download