segunda-feira, 22 de junho de 2009

Testador de porta USB

Muitos já devem ter queimado seu pendrive ou mesmo qualquer outro dispositivo USB quando conectou em um computador desconhecido. Isso acontece geralmente quando o usuário utiliza a USB frontal do computador. Essa USB pode estar com a polaridade da corrente elétrica invertida devido a um erro na hora da montagem do computador onde o técnico não prestou atenção na posição dos fios.

Desta forma, estarei mostrando como se faz um testador USB para saber se a posição da polaridade está correta.

Na internet encontra-se desse testador por R$10,00, mas é tão simples de fazer que não há necessidade de gastar esse dinheirinho. Deixe ele para a cervejinha do final de semana. :)

Material necessário:
  • 1 LED pequeno de qualquer cor ou aqueles tipo neon (acende mais forte);
  • 1 resistor de 1K por 1/8 W;
  • 1 cabo USB (destes para impressora servem);
  • 1 capa de conector RJ45;
  • Pistola de cola quente;
  • Multímetro;
  • Ferro de solda e solda.
Montagem:

Corte a ponta do cabo USB que parece com a ponta do pendrive. Cortar o cabo próximo desta ponta, apenas deixando 1 ou 2 centímetros de cabo, o suficiente para fazer a ligação com o pequeno circuito. Após cortar o cabo, desencape em torno de 1 cm para poder fazer as emendas.

Iremos ver na figura abaixo que o primeiro pino da esquerda para a direita representa o lado positivo da porta USB e o último pino o lado negativo. Com um multímetro utilizando a opção de testar série, você irá descobrir qual é o fio que corresponde o primeiro pino e o que corresponde o último pino. Dessa forma solde a perna do lado positivo do led no primeiro pino e o lado negativo do led no último pino com o resistor.


Por que o resistor? porque a porta USB tem corrente de 5 volts e o led é de 3 volts, se ligarmos direto, o led queimaria de imediato, o resistor faria a função de bloquear parte da voltagem para que o led não queime, e o resistor deve ser colocado no pino do lado negativo da porta USB.

Terminando a parte da soldagem, utilizaremos para colar a capinha RJ45 com a pistola de cola quente, e de acordo com a figura abaixo:



Esquema de como montar:

Usando o testador:

Quando você conectar o testador USB o led terá que acender se não, o fio que alimenta a USB com 5 volts está invertida podendo danificar seu dispositivo.


Fonte: http://www.vivaolinux.com.br/dica/Como-montar-um-testador-de-USB-(USB-teste)/

10 comentários:

  1. Bom saber
    é bem iteressante

    ResponderExcluir
  2. Muito bom este tutorial parabéns

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ótimo tutorial, fiz a mesmo aparelho, usando um pendrive queimado, funcionou direitinho também!

    ResponderExcluir
  4. porra fico bom de mais, acabei de fazer aqui FICO FODA... UHAEHEE

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, será que vc poderia gravar um video, onde mostra vc montado? Ficaria irado. OBG

    ResponderExcluir
  6. Copiando exemplos de outras pessoas.. seja mais criativo e monte sue próprio esquema!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigão, em nenhum momento eu falei que o esquema era meu, só postei no meu blog porque achei interessante compartilhar essa informação, veja que no final do artigo eu citei a fonte. Agora é desnecessário um comentário do seu tipo, pois não estou vendendo e nem ganhando dinheiro com isso, só faço isso para facilitar a busca das pessoas que queiram saber mais sobre um assunto caso o encontre neste blog.

      Excluir
  7. Fiz um utilizando 3 leds vermelho, amarelo e verde. O vermelho acende quando indica inversão de polaridade, o amarelo indica todos o fios foram colocados errados e o verde indica tudo Ok siga em frente.

    ResponderExcluir
  8. muito bom fuciona mesmo valeu cara ta de parabens.

    ResponderExcluir